Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Novos programas modernizam gestão da Carris

02/05/2017 18:39:00

Foto: João Paulo Magalhães/Divulgação PMPA
Linha Direta contou com a participação de colaboradores da Companhia

Linha Direta contou com a participação de colaboradores da Companhia

Aperfeiçoar os processos de gestão a ponto de modernizar a Carris para torná-la eficiente e sustentável financeiramente. Com base nestes objetivos, a nova direção da Companhia já iniciou dois programas que buscam garantir a qualidade das atividades diárias e estreitar as relações entre colaboradores, gestores e diretoria. Eles são o Linha Direta e o Programa 8S (8 Sensos). 

Baseado em uma metodologia japonesa e aplicado por grandes empresas do mundo todo, o 8S permite praticar mudanças de cultura, hábitos e comportamentos de uma instituição. “O Programa 8S promove uma reestruturação completa da empresa, com aumento da produtividade e combate ao desperdício”, avalia a diretora-presidente da Carris, Helen Machado. Em todas as suas etapas e nos diferentes setores da Companhia, a implantação do programa será acompanhada pelos facilitadores da área, grupo que estará disponível durante todo o processo para esclarecer dúvidas dos colegas. 
 
Contato direto - Outro projeto que reforça o compromisso com a mudança na Companhia é o Linha Direta. A intenção é aproximar os colaboradores do processo de administração. Ao final de cada mês, um grupo de funcionários é sorteado para participar de uma mesa redonda com diretores e gerentes. Na reunião são apresentados os principais projetos e os desafios enfrentados pela Companhia. Qualquer colaborador pode se inscrever para participar do sorteio. 
 
“Engajar o bom funcionário é fundamental neste trabalho de reformulação profunda pela qual a Carris está passando. O comprometimento com o processo de mudança acontece em pequenos gestos, que, reunidos, trazem grandes resultados”, considera Helen.
 
O motorista Robinson Luiz das Rosa Lima, presente na primeira edição do Linha Direta, realizada no final de abril, classificou o encontro como esclarecedor. “Não esperava que a reunião fosse tão produtiva, serviu para aumentar a motivação, porque nós conseguimos conversar diretamente sobre questões do nosso ambiente de trabalho”, avaliou. 
 
Novas ações - A modernização da gestão da Carris está organizada em quatro pilares, que abrangem todas as áreas da Companhia e estão interligados: Pessoas, Qualidade, Financeiro e Operacional. 
 
Na área de Pessoas, o projeto “Muito Prazer, Eu Sou Carris” abrigará as ações que visam a resgatar nos colaboradores o orgulho de pertencer à Carris. O Linha Direta é um dos projetos inseridos neste campo. "Cada funcionário tem um papel fundamental no processo de mudança”, destaca Helen.
 
O projeto “Vivendo o Essencial” será o balizador dos programas de Qualidade. O aprimoramento dos processos será o principal objetivo. Aqui está inserido o Programa 8S, que visa a aumentar a produtividade e combater o desperdício nas atividades do dia a dia. 
 
No setor Financeiro, o projeto “Eficiência em Resultados” norteará as ações para enfrentar o déficit orçamentário da Companhia. A meta é melhorar os resultados financeiros da Companhia a fim de torná-la uma empresa sustentável.
 
Por fim, o pilar “Eficiência Operacional” irá buscar aumentar a produtividade dos setores de Manutenção e Operação, como o treinamento contínuo de mecânicos, motoristas e cobradores. 
 

Texto de: João Paulo Magalhães
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170