Mais antiga empresa de transporte coletivo do país em atividade, a Companhia Carris Porto-Alegrense nasceu com a autorização do Imperador Dom Pedro II, via decreto, publicado em 19 de junho de 1872. Na época, a Capital dos gaúchos era uma pacata província de apenas 44 mil habitantes, que recém havia completado 100 anos de fundação.
Inicialmente operando bondes puxados a mula, em 1908 a companhia inaugurou o serviço de bondes elétricos, que foi desativado somente em 1970. A partir de então, a Carris (como é carinhosamente tratada pela população) passou a operar somente com o transporte por ônibus urbano, considerando-se que o serviço já era oferecido pela empresa às localidades onde as linhas de bonde não chegavam.
Atualmente, a Carris detém 21 linhas matriz e 9 extensões ou variações de itinerários pertencentes à Bacia Transversal. A frota tem 295 veículos, entre os quais, 229 estão em operação diária e 66 na reserva. No total de coletivos, 99,99% têm acessibilidade. Em dias úteis, os veículos da Carris conduzem aproximadamente 150 mil passageiros, percorrendo cerca de 50.000 km/dia para realização de mais de 2.430 viagens/dia.
Por fim, há de se destacar que a Carris coleciona diversas premiações pela excelência dos serviços prestados. As homenagens por ser a empresa de ônibus urbano mais lembrada pelos porto-alegrenses são justificáveis e hoje, sob administração privada, continua a estender sua história a qual, cada vez mais, se integra a história da capital dos gaúchos.
Localização
Rua Albion, 385, bairro São José (clique aqui para ver localização no Google Maps)
CEP: 91530-010
Porto Alegre/RS