Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
 
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Carris expõe história do transporte na Semana de Porto Alegre

24/03/2017 09:35:39

Foto: Fernanda Schwengber Leal/Divulgação PMPA
Ônibus-museu apresenta a história da Companhia Carris

Ônibus-museu apresenta a história da Companhia Carris

A Carris participa da Semana do Aniversário de Porto Alegre com a realização da atividade cultural Carris no Mercado. A partir das 10h até as 17h desta sexta-feira, 24 de março, porto-alegrenses e visitantes da Capital terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da Companhia, que estará exposta no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre. A atividade é gratuita e será mediada por duas historiadoras, colaboradoras da Carris.

Serão três atrações, reunidas na região central com o objetivo de aumentar a visibilidade das relações entre a história da Carris e de Porto Alegre, promovendo o conhecimento das transformações da cidade a partir do desenho das linhas dos bondes, assim como do crescimento populacional e dos movimentos demográficos. Estarão lá o Museu Itinerante Memória Carris, a exposição Temporânea e um painel para fotos que reproduz a lateral de um bonde.

Temporânea – Mostra que pretende dar visibilidade e integrar a população no processo de recuperação que acontece em territórios da cidade, Temporânea é uma exposição que aborda o processo de recuperação de territórios que vem ocorrendo em Porto Alegre. A revitalização, realizada a partir das reminiscências da “cidade do passado”, se apresenta como prática potencial de valorização e identificação da comunidade com os espaços públicos.

A mostra é composta por um conjunto de totens que apresentam uma narrativa hipertextual composta por vídeos, textos, recortes de jornais, crônicas e depoimentos que apresentam o Centro em diferentes épocas: Cidade Antiga, Cidade Contemporânea e Cidade do Futuro. Como uma construção contínua da história, destacam-se seus habitantes e frequentadores como atores sociais de sua trajetória. O projeto ressalta o patrimônio imaterial, intangível, para além dos muros, prédios, calçadas e veículos, proporcionando a inserção do indivíduo em sua comunidade.

Museu Itinerante – O Museu Itinerante Memória Carris encontra-se em um ônibus Monobloco Mercedes Benz do ano de 1984.  O ônibus abriga parte do acervo histórico da Carris e conta com materiais produzidos especialmente para ele, como banners que estão dispostos em forma de uma linha de tempo que conta a história da Companhia e do transporte público, que se relaciona intimamente com o crescimento urbano. Também estão presentes no museu miniaturas dos antigos modelos de bonde e ônibus que circularam pela Capital, além de documentos originais e de antigas peças de bonde.

Foto no bonde – Pintado com as cores originais dos elétricos, o painel para fotos destina-se aos pequenos visitantes do espaço cultural – é uma atração especial para as crianças. Forjado em ferro recortado no formato dos antigos bondes da Carris, o objeto promove a identificação de meninos e meninas com os antigos veículos.
 

Confira a programação completa no site aniversario.portoalegre.rs.gov.br.

Leia também:
Semana de Porto Alegre terá 497 atividades a partir deste domingo

Aplicativos terão descontos em viagens na Semana de Porto Alegre


Oficina formará agentes ambientais multiplicadores

Oficina sobre reutilização de materiais é destaque no Marinha

Obras de infraestrutura aprovadas pelo OP começam nesta segunda

Ações de saúde movimentam Semana de Porto Alegre no domingo

Catamarã terá viagens gratuitas na Semana de Porto Alegre

Inscrições abertas para a 14ª Corrida de Porto Alegre

Mostra de artistas de rua e piquenique na Semana de Porto Alegre

Linha Turismo fará tour cervejeiro no 4º Distrito
 
EPTC promove passeio ciclístico na Semana de Porto Alegre

Semana de Porto Alegre mobiliza moradores, artistas e empresários

Cultura define programação da pasta para o aniversário de POA

Artistas de rua serão atração na Semana de Porto Alegre
 
EPTC realizará vistoria gratuita em veículos particulares



/carris /semana_de_porto_alegre

Texto de: Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170