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Relatório de Gestão mostra avanço da Carris do déficit ao lucro

09/10/2019 13:58:00

Foto: Joel Vargas/PMPA
Diretora-presidente, Helen Machado, entrega relatório ao prefeito Marchezan

Diretora-presidente, Helen Machado, entrega relatório ao prefeito Marchezan

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Compra de mais 87 ônibus vai melhorar o serviço a mais de 40 mil pessoas por dia

Compra de mais 87 ônibus vai melhorar o serviço a mais de 40 mil pessoas por dia

A Companhia Carris Porto-Alegrense apresenta à população o Relatório de Gestão referente aos exercícios de 2017 e 2018. A publicação ocorre após a entrega, em primeira mão, de uma edição impressa ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, pela diretora-presidente da empresa, Helen Machado, no último dia 2. O documento, na íntegra, pode ser acessado aqui. Estão documentadas as ações que levaram aos resultados obtidos nos dois primeiros anos da atual gestão à frente da Companhia, como o combate à corrupção e a mudança de cultura dos colaboradores, com estímulo à administração colaborativa e foco na redução de custos, Iniciativas como estas culminaram na redução de mais de 70% do déficit da empresa e na obtenção de lucro em 2019.

“Os avanços após dois anos e meio são fruto do trabalho de gestão para reequilibrar as finanças. Mudamos a realidade e revertemos um cenário em que a Carris pagava para os ônibus circularem. Oferecer segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo e retomar a confiabilidade do sistema sempre estiveram entre as nossas prioridades. É fundamental que tenhamos um serviço de ônibus que funcione, que tenha padrões de qualidade, que atenda a todos”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Profissionalização - A Companhia Carris Porto Alegrense, fundada em 1872, é uma empresa de economia mista com controle acionário majoritário da prefeitura, que integra o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Com o propósito de profissionalizar a administração, a atual gestão municipal selecionou, pelo Banco de Talentos, os gestores da empresa, como a diretora-presidente, Helen Machado. O desafio passado foi o reequilíbrio financeiro para vencer o déficit de R$ 74,2 milhões que vinha do exercício de 2016.

A partir da elaboração de um Plano de Gestão sustentado por quatro pilares, focados em pessoal, qualidade, finanças e ação operacional, foi possível reduzir o déficit para R$ 43 milhões já no primeiro ano de implantação. Em 2018, o resultado atingiu R$ 19,2 milhões negativos, uma redução de 74% em relação a 2016, representando a diminuição de R$ 55 milhões no déficit.

“Estou muito satisfeita de ter recebido essa oportunidade. Essas conquistas foram possíveis pelo engajamento dos colaboradores, através da comunicação transparente entre todos. Estimulamos o pertencimento, e cada colaborador da empresa tornou-se protagonista nessa transformação. Esse foi nosso grande diferencial”, afirma a diretora-presidente.

Em relação aos aportes realizados pelo acionista majoritário, houve redução expressiva. Em 2016, a prefeitura repassou para a Carris R$ 55 milhões; em 2017, R$ 48 milhões; e em 2018, R$ 19 milhões. A redução foi de 64% em comparação a 2016.

A partir de 2018, a Carris apresentou reversão do lucro bruto, partindo de um prejuízo operacional de R$ 17 milhões para um desempenho positivo de R$ 11 milhões. Em agosto de 2019, obteve o primeiro lucro líquido de R$ 124 mil, o que não ocorria há sete anos.

Com o processo de fiscalização contábil, financeira e orçamentária, a equipe vem garantindo transparência, mantendo a ética e o compromisso com o erário público, e atendendo a todas as diretrizes da Prefeitura de Porto Alegre.

Desafios - No Relatório de Gestão, constam os desafios para os próximos dois anos. Algumas ações já foram implementadas em 2019, como o sistema de GPS instalado em todos os ônibus da companhia. A tecnologia permite que o passageiro localize, por meio de aplicativo no celular, o tempo de chegada do ônibus da linha desejada até a parada onde ele estiver. Essa ferramenta facilita a mobilidade e promove o aumento da satisfação dos usuários do transporte coletivo.

As tecnologias adotadas pela Carris possibilitam também o reconhecimento facial para identificar os usuários do cartão TRI com foto. Isso garante a utilização correta dos benefícios, como isenção ou desconto na passagem. 

Outro desafio proposto, já em andamento, é a renovação de 25% da frota. Em setembro, o prefeito Nelson Marchezan Júnior encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei para contratação de financiamento de R$ 40,9 milhões junto à Caixa Econômica Federal, solicitado pela Carris. A prefeitura será garantidora da operação, para a compra de 87 ônibus que vão melhorar a qualidade do serviço a mais de 40 mil pessoas por dia.

A Companhia – Com a missão de oferecer transporte com qualidade e sustentabilidade, a Carris detém 24 linhas distribuídas em 17 linhas transversais, que abrangem a cidade de Norte a Sul e Leste a Oeste, diminuindo à população a necessidade de utilizar mais de um ônibus por trajeto. Também dispõe de quatro linhas circulares, que se concentram no Centro de Porto Alegre, e três linhas universitárias, para atendimento às principais universidades da cidade.

A frota é composta por 347 ônibus, todos monitorados por câmeras, um diferencial que permite maior segurança aos clientes da empresa. Do total de coletivos, 70% têm acessibilidade, 60% são dotados de ar-condicionado e 18% são veículos articulados, para as linhas com maior demanda. A Carris transporta diariamente em torno de 141 mil pessoas, percorrendo um toal de 52 mil quilômetros em 2,7 mil viagens.



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Texto de: Clarissa Minoggio de Sá e Fernanda Schwengber Leal
Edição de: Rui Felten
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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