De 1872 a 1908
Bondes: primeiro as mulas. Depois, a energia elétrica
![Dom Pedro II, o fundador](http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/carris/usu_img/domped1.gif)
Em 1872, Porto Alegre completava 100 anos. Uma cidade ainda jovem, mas que já contava com uma população de 44 mil habitantes circulando pelas ruas ainda precárias. Uma viagem de ida e volta dos arraiais mais distantes até o Centro poderia levar um dia inteiro. Um tipo de gôndola apelidada de maxambomba circulou por volta de 1865, mas não teve muito sucesso e logo caiu em desuso.
No dia 19 de junho de 1872, porém, um decreto assinado por Dom Pedro II alteraria de forma significativa o cotidiano da cidade: é concedida "à companhia – Carris de Ferro Porto-Alegrense, - autorização para funcionar" (Decreto nº 4.985). A partir daí, o transporte coletivo da cidade foi evoluindo, dinamizando o contexto urbano e alterando o aspecto das ruas e até mesmo dos futuros bairros.
Inicialmente, a Carris operou bondes tracionados por mulas. Em quatro de janeiro de 1873, a inauguração da primeira linha, a Menino Deus, foi motivo de festa com muita pompa e uma parelha de cavalos brancos no lugar das mulas. No dia seguinte, as mulas já pegaram no pesado.
Em 1895, ocorreram em Porto Alegre as primeiras experiências com a eletricidade. É inaugurada a usina termoelétrica da Companhia Fiat Lux. Em 1906, as duas empresas de transporte de bondes – Carris de Ferro e Carris Urbanos, fundada em 15 de janeiro de 1893 – se unem e formam a Companhia Força e Luz Porto-Alegrense, responsável pelo transporte elétrico e também pelo fornecimento de energia para a Capital.
Durante dois anos, é instalada a rede elétrica na cidade e são feitas demais adaptações nas antigas linhas de bondes a mula. Em 10 de março de 1908, circulam os primeiros bondes elétricos. Vieram da Inglaterra 35 veículos de quatro rodas e dois bondes modelo Imperial, com dois andares, conhecidos como Chopp Duplo. Os primeiros bondes elétricos trafegaram nas linhas Menino Deus, Glória, Teresópolis e Partenon.