Com base na Legislação, em portarias da EPTC e no padrão de atendimento da Carris.
No ponto de parada
- Nos terminais, a abertura das portas para embarque é feita no mínimo três minutos antes do horário de saída do ônibus. Em caso de mau tempo, os motoristas são orientados a abri-las antes.
- Por questões de segurança, a partir do momento em que o ônibus fecha as portas, o embarque não é mais permitido.
- O ônibus para somente na parada e para os clientes que ali estão. Estando na parada, sinalize para o ônibus que deseja utilizar, assim você garante seu embarque.
- O ônibus só para uma vez na parada, exceto nos corredores de ônibus onde, caso seja o quarto ônibus em uma seqüência, segue até o início da estação e então realiza o embarque e desembarque dos clientes.
- Independente da sua lotação, o ônibus deve parar em todas as paradas, sendo o embarque opção do cliente.
- Idosos devem se posicionar mais à frente no ponto de parada, para serem melhor visualizados pelo motorista. Ao embarcarem, devem apresentar a identidade ou passaporte especial ao motorista.
- Para agilizar o seu deslocamento, procure embarcar com rapidez.
Dentro do ônibus
- Para garantir a correta utilização do benefício de Passagem Escolar, a apresentação da Carteira Escolar é obrigatória e verificada pelo cobrador (Portaria 012/93 EPTC).
- O motorista, por segurança, não pode conversar com o cliente, prestando apenas informações rápidas sobre a linha ou as paradas. Em outros casos, solicite auxílio ao cobrador.
- Os assentos preferenciais servem às pessoas com dificuldades de locomoção. O motorista ou cobrador podem sugerir que outros clientes desocupem este espaço, assim como todo cidadão.
- Para seu conforto e agilidade, procure facilitar o troco ou utilizar vales adquiridos antecipadamente.
- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).
- As moedas são dinheiro corrente, por isso pedimos sua compreensão ao receber o troco em moedas.
- O sistema de linhas urbanas de transporte de passageiros possui intensa circulação de pessoas dentro do veículo. Por isso, para sua segurança e devido às dimensões internas do ônibus, o transporte de objetos de grande porte não é permitido.
Isenção de tarifa
- Mediante apresentação de carteira ou crachá oficial, têm direito à isenção: oficiais da Justiça Federal e Justiça do Trabalho, em serviço; fiscais do Ministério do Trabalho, em serviço; carteiros em serviço com malote; agentes da EPTC e rodoviários.
- Idosos entre 60 e 65 anos, pessoas portadoras de deficiência e demais pessoas isentas pela EPTC devem apresentar a respectiva carteira.
- Idosos com mais de 65 anos, mediante a apresentação de identidade, estão isentos.
- Crianças de até seis anos podem passar por baixo da roleta. Em caso de ônibus cheio, devem ficar no colo do responsável.
- Por questões de segurança, não é permitida a passagem de mais de uma pessoa de cada vez pela roleta (adulto ou criança).
- Em dias de passe livre, todos os clientes estão isentos mas devem cruzar a roleta, com exceção de idosos e pessoas portadoras de deficiência.
Ao desembarcar
- Para agilizar a circulação e a viagem, fique próximo à porta na hora de desembarcar e dê passagem para quem for descer.
- Ao desembarcar, sinalize com antecedência. Certifique-se de que o sinal sonoro ou luminoso foi acionado.
Horários e procedimentos
- Os horários das linhas da Carris são planejados pela empresa. Havendo dúvidas quanto ao tempo de espera ou de viagem de sua linha, entre em contato com o Sacc pelos fones 0800-9799855 (fixo), 3315-5444 (celular) ou e-mail sacc.carris@carris.com.br.
- Nossos colaboradores são profissionais treinados para lhe atender da melhor forma possível, respeitando a legislação, as normas da EPTC e da própria Carris.