Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre

CARRISLinhas de ÔnibusTerritórios Negros

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Licitações e Contratos Carris voltar ao topo ^

Territórios Negros - Cidadania em todas as cores

A Linha Territórios Negros da Carris é um projeto que tem a proposta de valorizar ainda mais a história da população afro-brasileira em Porto Alegre. Trata-se de uma linha de ônibus especial educativa, que oferece aos participantes uma viagem no tempo e na história de Porto Alegre. As inscrições para grupos de instituições de ensino e comunidade podem ser feitas pelo e-mail territorios.negros@carris.com.br. O passeio é gratuito e dura cerca de três horas.

Acessível a pessoas com deficiência e caracterizado com adesivos temáticos, o coletivo visita os pontos de referência da trajetória negra na Capital, sob orientação da monitora Fátima Rosane André e coordenação de Leonardo Silva da Rosa. São regiões historicamente reconhecidas como territórios de ocupação e constituição da população negra: o Largo da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Parque da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da avenida Erico Verissimo), o Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luiz Guaranha) e o Largo Zumbi dos Palmares. Em 2013, viajaram na linha educativa mais de 5 mil pessoas.

O tour oferece a oportunidade de ampliar a compreensão sobre a história da Capital. Fátima defende que o povo afro-brasileiro trouxe cultura e ajudou a construir Porto Alegre. “É preciso dar valor a isso”, avalia. O projeto faz com que os professores ganhem conhecimento para compartilhar em aula, bem como propicia aos alunos, muitos afrodescendentes, conhecer os locais onde viveram seus antepassados. A iniciativa é da Carris, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Turismo, Adjunta do Povo Negro, Procempa e Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.
  



              

Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170